Blog

Diagnóstico Da Hanseníase ou Lepra

02/04/2012 19:20

Quando você estiver em consulta com um médico ou agente de saúde, mostre as lesões. Para o diagnóstico da Hanseníase, é preciso um exame clínico cuidadoso. O profissional de saúde pode também solicitar testes complementares, todos bastante simples. Dentre eles, estão:

  1. Pesquisa da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil.
  2. Prova da histamina – feita para verificar se seus nervos foram atingidos. Será pingada uma gotinha em sua pele, seguida de uma picada para punção.
  3. Prova da pilocarpina – para verificar se há alteração na inervação das glândulas sudoríparas. É uma injeção intradérmica (daquela pequenina, que alcança apenas as camadas superficiais da pele).
  4. Baciloscopia – exame para detectar a presença do Bacilo de Hansen, após análise no microscópio.
  5. Biópsia da pele

 

Tipos De Hanseníase ou Lepra

02/04/2012 19:02

Existem diferentes formas clínicas de Hanseníase, umas mais graves que outras, que se desenvolvem de acordo com a resposta do sistema imunológico de cada pessoa. Você não precisa decorar os nomes, mas é importante que conheça a aparência das lesões.

Hanseníase indeterminada: forma mais benigna. Geralmente, encontra-se apenas uma mancha, de cor mais clara que a pele normal, com diminuição da sensibilidade. Mais comum em crianças.

Hanseníase Paucibacelar: forma também benigna e localizada, ocorre em pessoas com alta resistência ao bacilo. Caracteriza-se por poucas manchas ou apenas uma, avermelhada, levemente elevada (como uma placa) e com limites bem definidos. Há ausência de sensibilidade, dor, fraqueza e atrofia muscular.

Hanseníase Multibacelar: neste caso o bacilo se multiplica muito, levando a um quadro mais grave. Há atrofia muscular, inchaço das pernas e surgimento de nódulos na pele. Os órgãos internos também são acometidos pela doença.

 

           As imagens Podem Não ser Bonitas Mais São Reaiis'  

Oláa

28/03/2012 08:33

Olá Somos os proprietarios do blog e agradeço a todos pelos comentarios ... Continuem postando e divulgando o WebSite pois quanto mais pessoas souberem como se prevenir acabaremos mais rapido com a Hanseniase ou Lepra.

 

 

 

Agradeçemos a Atenção.

 

Equipe Julia Wanderley

Sinais e Sintomas da Hanseníase

26/03/2012 16:59

Os sinais e os sintomas inicias podem ser uma erupção cutânea formada por uma ou várias áreas esbranquiçadas e planas e sem sensibilidade, ou pequenos nódulos ou erupções cutâneas elevadas com tamanho e forma variados, acompanhada de perda de pelos corpóreos, incluindo as sobrancelhas e os cílios.

Os sintomas apresentados podem ser lesão de nervos periféricos,fraqueza muscular, lesões na planta dos pés, lesão das vias nasais, lesão dos olhos pode causar cegueira, impotência e esterilidade, pois a infecção pode reduzir a quantidade de testosterona.

 

A Lepra Tem Cura ?

26/03/2012 16:23

Sim, a doença pode ser curada e, se tratada nos estágios iniciais, as deformidades podem ser evitadas (a necessidade de amputação de membros é rara) . Com treinamento mínimo, lepra pode ser facilmente diagnosticada, apenas pelos sinais clínicos.

Algumas duvidas que vocês terão !

26/03/2012 15:08

O que é hanseníase ?

A hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. A doença afeta a pele e os nervos. Quase todo o corpo pode ser acometido, mas as regiões mais afetadas são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas, pés) e a face. Quando não tratada, a doença pode causar deformidades que incapacitam o indivíduo para o trabalho e socialmente.

Como se pega a hanseníase ?

transmitida diretamente da pessoa não tratada para a outra através das vias respiratórias. A doença ocorre em pessoas de ambos os sexos, de qualquer idade, cor ou classe social.

 A maioria das pessoas, mesmo entrando em contato com o micróbio, não adoece porque tem uma resistência natural. Nem todos aqueles que adoecem são capazes de transmitir a doença. Após o início do tratamento o paciente multibacilar deixa de transmitir a doença.

Quando suspeitar de hanseníase ?

Um caso é suspeito de hanseníase quando uma pessoa apresenta um ou mais dos seguintes sinais:

  • Uma ou mais manchas esbranquiçadas ou róseas, ou mesmo avermelhadas e acobreadas, que tenham alteração na sensibilidade (dormência).
  • Qualquer área do corpo com alteração da sensibilidade, principalmente mãos e pés. Em alguns casos pode haver também diminuição da força muscular.

Como verificar se a mancha é dormente ?

Um teste simples pode ser feito para a verificação da alteração na sensibilidade. Pode ser feito com um alfinete, e com a pessoa que está sendo examinada de olhos fechados ou sem olhar para a região do teste.

A pele deve ser tocada suavemente na área suspeita de dormência e na pele sadia (Atenção: tocar suavemente! Cuidado para não espetar ou furar a pele!). Quando a pessoa sente de forma diferente o toque da ponta do alfinete ou não sente na área da mancha, pode se tratar de um caso de hanseníase.

O tratamento é gratuito ?

O tratamento da hanseníase é fornecido gratuitamente pelo governo a todos os doentes. Recebe o nome de poliquimioterapia (PQT), porque é composto por 2 ou 3 medicamentos, de acordo com a forma clínica da doença.

Nas formas paucibacilares (poucos bacilos), que acometem pessoas mais resistentes à doença, são utilizados 2 medicamentos durante seis meses. Os multibacilares (muitos bacilos), que têm menos resistência à hanseníase fazem o tratamento com 3 medicamentos, por 12 ou 24 meses.

O tratamento é seguro e apresenta ótimos resultados, principalmente quando é realizado sob supervisão médica regularmente.

 

Por: Ekipe Julia Wanderley

História Da Hanseniase

24/03/2012 10:32

A Lepra mais conhecida como Hanseniase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta os nervos e a pele provocando danos severos. O nome Hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen. O termo Hanseníase foi introduzido no Brasil pelo Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo, Abraão Rotberg.É chamada de "a doença mais antiga do mundo", pois ela vem nos afetando pelo menos 4000 anos, e sendo os primeiros registros escritos no EGITO em 1350 A.C.. Ela é endêmica,em certos países tropicais, em particular na ÁSIA. O Brasil inclui-se entre os países de média endemicidade de lepra no mundo. Isto significa que apresenta um coeficiente de prevalência médio superior a um caso por mil habitantes Os doentes são chamados leprosos, apesar de que este termo tenda a desaparecer com a diminuição do número de casos e dada a conotação pejorativa a ele associada. Nas Escrituras os leprosos teriam de ficar em uma cidade deserta para não contagiar o resto da população, para se alimetar os soldados levavam comida a eles até uma certa distancia e jogavam para que eles pegassem pois tinham medo de contrair a mesma doença. Os Leprosos teriam de ficar lá até sua morte. De uns tempos para cá as pessoas que convivem com leprosos devem tomar uma vacina para não contrair a doença embora ela já tenha cura.A Hanseniase pode ser tratada se o paciente procurar ajuda e se ele tiver muita força de vontade.

 

Cuidados da Equipe do Julia Wandreley

Cuidado Hanseniase é Grave

24/03/2012 10:03
Cuidado Hanseniase é Grave mas graças a nossa ciência conseguiram criar uma possibilidade de cura. Mas é o seguinte se a pessoa que tem Hanseniase não ter força de vontade, ou não tiver apoio, a cura sera praticamente impossivel. Por isso eu criei esse website, para você que tem hanseniase e para você que esta interessado em saber como se contrai ou em aprimorar seus conhecimentos sobre esse assunto. Esperamos que vocês gostem e aproveitem as dicas.
 
Beijos
 
Atenciosamente.
Equipe do Julia Wanderley

Primeiro Blog

23/03/2012 23:24

Nosso novo Blog foi lançado hoje. Esteja atento a ele e nós tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens nesse blog via RSS Feed.

Galeria De Fotos